Móveis sob medida: a personalização completa do ambiente

moveis sob medida

Quando compramos um imóvel, nos deparamos com a tarefa de decorar e mobiliar ao nosso gosto. É uma atividade prazerosa, dar a nossa cara ao lugar em que vamos viver, mas pode ser também uma verdadeira odisseia por milhares de lojas em busca do móvel ideal. Os móveis que encontramos nas lojas não foram feitos pensando em você ou no seu espaço, e encaixá-los no seu ambiente de forma funcional e bonita nem sempre é tarefa fácil. Então surge a opção de mandar fazer seus próprios móveis, os famosos móveis sob medida.

Mas por que comprar um móvel sob medida?

Há muitas vantagens em ter seus móveis personalizados. Em primeiro lugar, a própria exclusividade, o móvel será fabricado especialmente para você, de acordo com o seu gosto. Também há a funcionalidade, o móvel bem projetado se adequará perfeitamente para ocupar os espaços, oferecendo a maior praticidade possível. Sabe aquela coluna impedia a colocação de uma estante? O móvel sob medida a contorna e a integra ao projeto. E aquele canto que parecia inútil? Um móvel sob medida aproveita toda a extensão dele, e você ganha um espaço. Com móveis sob medida, você ganha o controle sobre cada centímetro quadrado do espaço do seu imóvel, o que é especialmente valioso em apartamentos ou casas adquiridas já prontas.

Ok, eu me convenci, como eu faço para comprar um móvel sob medida?

 

Você deverá buscar na sua região por uma loja especializada em móveis sob medida. Normalmente a loja contará com um designer que irá projetar o seu móvel e por um marceneiro que fará a execução do projeto. Pesquise bem, a qualidade desses profissionais implicará diretamente na qualidade do seu móvel. Feito o primeiro contato, em que você dará os primeiros detalhes sobre o projeto, será necessário que o profissional visite a sua residência, para efetuar as medições. Essa etapa é muito importante, pois todo o projeto do móvel depende das dimensões do espaço a que ele se destina.

Após levantar as medidas e os seus requisitos, o designer de móveis fará o projeto em 3D do seu móvel, para que você possa avaliar. Em geral, essa etapa demora cerca de 15 dias, mas pode variar de acordo com a demanda da loja (você contratou uma boa loja, se eles são bons, tem muitos clientes para atender, não é mesmo?) e a complexidade do projeto. Após a aprovação, o marceneiro começará a trabalhar na fabricação do seu móvel. Como cada detalhe é exclusivo, esse processo dura em média 45 dias. Pode parecer muito, mas é o necessário para garantir a qualidade de um projeto que é único.

Finalizada a fabricação, será feita a instalação. Diferente de um móvel comprado pronto, em que você pode instalar se tiver conhecimento e habilidade, o móvel sob medida, por ser mais preciso no seu posicionamento no ambiente, deve sempre ser instalado pelo montador da loja em que foi adquirido.

Móveis sob medida e móveis planejados, tem diferença?

 

Sim, há grandes diferenças. Os móveis planejados são pré-fabricados em módulos, que são unidos para montar o seu móvel. O grau de personalização é bem menor, e a adequação aos espaços pode não ser tão eficiente quanto à de um móvel sob medida, uma vez que o designer fica limitado às dimensões dos módulos disponíveis. Ainda assim, o móvel projetado é uma excelente opção quando os espaços não tem recortes difíceis, e não se deseja uma personalização tão grande. Eles são mais baratos e o prazo de criação e execução do projeto são bem menores que de um móvel sob medida.

Já sobre os materiais, há pouca diferença, em ambos os tipos os fabricantes usualmente trabalham com mdf ou compensados de madeira, embora existam lojas de móveis sob medida que oferecerão madeiras especiais, sendo essa mais uma opção de personalização.

Assim, vale pesar o que é mais importante no seu projeto, se é a personalidade, o espaço, a praticidade, o tempo ou o custo, e avaliar se a melhor escolha são os móveis sob medida ou planejados. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *